top of page

9 maiores dificuldades para aprender inglês que você precisa superar

  • Bendito Inglês
  • 6 de set. de 2019
  • 8 min de leitura

As maiores dificuldades para aprender inglês são bem comuns. Muitas estudantes revelam que uma série de fatores os impossibilitam de estudar um segundo idioma. Dentre eles, em quase todos, pode-se encontrar soluções ou alternativas para se aprender inglês. Pensando nisso, decidimos catalogar e apresentar algumas soluções para elas.



Olá, leitor!


As dificuldades surgem em qualquer coisa que façamos, não importa o que seja. Por isso, não seria diferente ao aprender um idioma. Aprender inglês pode ser algo realmente difícil para algumas pessoas. Contudo, todas dificuldades sempre podem ser superadas.


O primeiro passo é encarar as dificuldades, mas sem se desesperar. Isso pode parecer mais fácil falar do que fazer, mas se você não perder a cabeça, conseguirá encontrar uma solução. Uma das coisas que as pessoas costumam fazer ao encontrar uma dificuldade aprendendo o idioma é desistir. Porém, isso é apenas jogar fora todo o esforço que você já teve. Nunca devemos fazer isso!

Quais são os erros mais comuns das pessoas que desistem de aprender inglês?

Um dos erros que mais cometemos ao encontrar uma dificuldade é ignorar o progresso que tivemos. Isso acontece porque nos comparamos muito aos colegas e a evolução deles. Porém, esquecemo-nos de esperar o nosso próprio tempo. Respeitar o seu próprio tempo de assimilação de conteúdo e aprendizado é essencial!

Devido ao excesso de cobranças que colocamos em cima dos nossos ombros ao aprender inglês é que ficamos frutados. Isso mais prejudica do que nos ajuda a aprender o idioma de língua inglesa.

Não adianta esperar um milagre ou muito menos tomar medidas extremas. Algumas pessoas dizem que apenas vão começar a falar em inglês quando a sua pronúncia estiver perfeita. Entretanto, como ela conseguirá isso se tem medo de conversar em inglês e treinar suas habilidades? É quase impossível, muito raro de acontecer. E, caso isso aconteça, demorará muito mais tempo do que pelos métodos normais.

O excesso de cobrança apenas nos afasta de um estudo agradável e cria dificuldades extras ao objetivo que poderia ser alcançado mais facilmente se você se desprendesse de algumas amarras.

É muito importante respeitar o próprio tem e não se cobrar demais. Como também, ter orgulho es saber valorizar os seus progressos. Mesmo que eles sejam mais lentos do que os progressos das demais pessoas.

Como chegamos às maiores dificuldades das pessoas em estudar inglês?

É possível reconhecer as suas dificuldades. A melhor maneira de se reconhecer isso, é calculando o nosso progresso e avanço no aprendizado do idioma. É aí que muita gente peca, calculando errado seus progressos ou até mesmo achando que não progrediram.

Por isso, decidimos pesquisar sobre as dificuldades das pessoas na hora de aprender inglês, ou seja, o que as fizeram desistir de aprender o idioma ou quais eram as maiores dificuldades delas para aprender inglês.

A lista a seguir baseia-se nas dificuldades apontadas pelas pessoas entrevistadas através de uma pesquisa nas redes sociais. Confira!

Confira as 9 maiores dificuldades para aprender inglês

1- Interesse

Sempre somos levados a aprender algo por uma necessidade. A necessidade costuma nos mover em tudo. Então, sempre pensa naquilo que levou você a estudar e aprender inglês. Quais motivos levaram-no a estudar inglês? Você precisa ter interesse no que estuda e focar naquilo, encontrando sempre métodos que sejam mais adequados à sua forma de estudo. Quando se está motivo e tem interesse naquilo que se faz, é muito mais fácil atingir seus objetivos. A falta de interesse costuma ser uma maior dificuldade no aprendizado de qualquer coisa.

2- Tempo

O tempo é um artigo de luxo para muita gente, já que trabalhar e estudar demandam muito da rotina diária. Tudo isso sem contar com o deslocamento de um lado para o outro também. Então, as pessoas acabam avaliando o que vale mais a pena para elas e, quando isso acontece, o estudo sempre costuma ser deixado de lado. Estudar uma ou duas vezes por semana às vezes não gera resultado para muita gente. Isso porque a maioria das pessoas deixam para avaliar os exercícios apenas na aula seguinte, ou seja, não estudam de verdade.


Tente sempre dedicar pelo menos 10 minutos do seu dia para estudar inglês. O tempo que você passa estudando determina a rapidez do seu aprendizado. Sempre reserve um tempo para os estudos, mesmo que seja curto.

3- Timidez

A timidez impede-nos de tentar várias coisas na vida. Isso porque o medo de errar ou da exposição deixa-nos nervosos e mais acanhados. Contudo, esse medo de errar, no caso do inglês seria o de não falar tão perfeitamente ou igual a um nativo, faz com que muitos estudantes de inglês não pratiquem. Entretanto, sabemos que é necessário treino e esforço para aprender. O erro faz parte do processo natural de aprendizado, por isso, não tenha medo de errar.


Tente superar sua timidez, fale nem que seja sozinho e use a internet a seu favor. Faça amigos via internet, caso seja preciso, e comece a treinar sua conversação dessa forma até conseguir interagir com pessoas cara a cara.

4- Escrita

Uma das coisas que muitas pessoas dizem estar entre as mais difíceis é difícil em se aprende inglês é a escrita. A língua inglesa apresenta uma escrita bem diferenciada do português, isso comparada às línguas latinas. Por isso, para uma falante de português escrever inglês pode ser uma tarefa bem árdua, principalmente quando são mais velhas e estão há tempos afastadas dos estudos. Porém, nada é impossível. Além disso, se formos comprar a escrita inglesa com a escrita do português brasileiro, o idioma estrangeiro torna-se simples.


Temos que lembrar sempre que os idiomas têm raízes diferentes, então, a escrita será diferente. Muitas das coisas que escrevemos em português nós decoramos, o contato frequente torna muito mais fácil para que consigamos escrever as palavras perfeitamente e isso também funciona para se aprende ruma língua estrangeira. Portanto, pratique bastante a escrita a e leitura. O quão mais envolvido com o idioma você estiver, mais fácil será vencer essa dificuldade.

5- Comparações

Uma das coisas que costumamos fazer são as comparações, seja consciente ou não. Contudo, porém, vivemos a nos comparar a algo ou alguém, seja no desempenho positivo ou negativo, mas isso é errado. Até mesmo porque as pessoas possuem processos de aprendizado diferentes. Fazer comparações desnecessárias entre o seu desempenho com o desempenho de outra pessoa somente atrapalha bastante na hora de se aprender inglês. Se nos comparamos a um colega de classe menos avançado, sentimo-nos melhores e ficamos desleixados. Se somos piores, pensamos até em desistir. Portanto, comparações não se encaixam com os estudos. Cada um tem o seu próprio tempo e estilo de estudo que garantem resultados mais rápidos ou mais lentos.


O importante é aprender!

6- Pronúncia

As pessoas fixam tanto na ideia de falar igual a nativos e querem ser fluentes rapidamente. Contudo, esquecem-se de que a única forma de se atingir a fluência é se dedicando aos estudos. Algumas conseguem atingir esse nível mais rápido, outras, mais devagar. Porém, não importa o tempo, mas, sim, que se atinja a fluência. Então, não se preocupe tanto assim com o tempo. A entonação e os sons das palavras em inglês são diferentes dos nossos, logo, não será do dia para noite que conseguiremos falar iguais aos nativos.


Então, apenas através da prática que você conseguirá falar bem e ouvir bem em inglês. O treino diário é muito importante no aprendizado. Se você se dedicar aos estudos com vontade, poderá falar quase tão bem quanto um nativo futuramente.

7- Dinheiro

Dinheiro para aprender inglês não é necessário. Existem muitos cursos de inglês online gratuitos espalhados pela internet tão bons quanto cursos presenciais. Existem também muitas escolas de idiomas com preços diferenciados e diversos descontos. Outra possibilidade, são os professores particulares que existem aos montes espalhados por aí, muitos deles cobram um preço justo pelo serviço. Portanto, se decidir estudar através de uma escola de idiomas, procure uma que se encaixe nas suas necessidades e que o valor se encaixe ao seu bolso.

8- Imersão

A maioria das pessoas ao fazer um curso de idiomas costumam mexer no material apenas uma ou duas vezes por semana. Isso quando se tem aula. Mas, no fundo, elas sabem ou deveriam saber, que pouco estudo assim não será suficiente para aprender inglês. Você precisa entrar de cabeça no idioma que está aprendendo, estar em contato constante.


Isso porque não é a sua língua nativa, que é muito mais difícil de assimilar, mas uma língua estrangeira com que você não está familiarizado. Assistir filmes, séries, ver notícias e tentar entender os que as pessoas falam, sempre é bom para se estar imerso no idioma. Tentar se manter imerso no idioma das mais variadas formas é o jeito mais fácil de fazer com que ele entre na sua cabeça.

9- Preguiça

A falta de interesse, a preguiça e a falta de tempo parecem se unir muitas vezes, fazendo com que as pessoas não mostrem muito interesse em aprender inglês. Ao estudar a língua inglesa ou qualquer outro idioma, você precisa se manter focado e ter interesse. A falta de curiosidade também pode ser uma grande inimiga. Estudar é necessário, por menor que seja o tempo de estudo, pois, o contato constante com a língua e a vontade de aprender são fatores decisivos no resultado do seu aprendizado.

Como tornar o seu aprendizado mais interessante?

Você precisa encontrar um meio que te motive a aprender o idioma, quando começamos algo que gostamos, procuramos fazer tudo corretamente e procuramos preparar o ambiente para aquilo. É como se você fosse viajar: faça uma preparação antes de começar a estudar. Procure bons materiais e um bom lugar para estudar. Somado a isso, tornar os estudos interessantes, dinâmicos e divertidos, podem ser ótimas formas de focar no aprendizado de inglês. Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas pelos estudantes.


Planeje corretamente os estudos, organize todas as suas atividades, anote tudo o que faz e quanto tempo costuma levar nessas coisas e tente adequar os seus horários de estudos de modo que ele possa ser proveitoso. Lembre-se de sempre deixar espaço para pequenas pausas, o cérebro precisa de pausas após 50 minutos.

Estudar menos e com mais frequência pode ser uma boa dica

O tempo que você passa estudando tem que ser proveitoso, mas não precisa estudar um livro numa tarde, o importante é a frequência. Não adianta estudar quatro horas num dia e só voltar a estudar quinze dias depois. O estudo constante é fundamental. Mas vale qualidade do que quantidade, alguém se lembra desse velho clichê? No estudo da língua inglesa, esse clichê é verdadeiro.

Procure métodos de ensino ideais para você

Se você gosta do que faz tudo se torna muito mais fácil, portanto, procure métodos de tornar seu estudo interessante. As atividades que você gosta e costuma fazer tente adaptá-las ao seu novo idioma. Se você gosta de escrever, procure escrever em inglês, por exemplo. Desse modo, você treina sua nova habilidade e encontra algo que gosta de fazer.


Não tenha medo, seja curioso e persistente, já que sempre quando começamos a disposição é maior e com o tempo ela se esvai. Não deixe que isso abalá-lo, foque em seu objetivo e sempre tenha em mente o que te levou a estudar. Foco nos seus objetivos e os use para sempre conquistar melhores resultados.

Ser curioso é essencial para qualquer tipo de estudo


A curiosidade sempre fará você caçar novas informações e conhecer mais coisas. Então, use-a e procure novos meios de estudar. Use também a criatividade para estudar, aposte em outras formas de obter informações.


Palavras, textos, vídeos etc; tudo isso pode ser material de estudo. Como dissemos anteriormente, essas podem ser ótima ferramentas de estudo. Não existe limites para empregar a curiosidade.

Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!

Fonte: shorturl.at/fmx27

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


(31) 3541-2143 - 98679-8115 (Whatsapp)

Nova Lima, MG, 34000-354, Brasil

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2018 by MVM idiomas. Proudly created with Wix.com

bottom of page